domingo, 27 de junho de 2010

Diário de uma Composteira

Compartilhando...

Hoje foi dia de manejar a composteira e aproveitar para dar um hellozinho para minha linda trabalhadoras, as minhocas!
Verifiquei a temperatura, esvaziei o compartimento do chorume, revirei um pouco o composto, resgatei algumas minhoca “rebeldes” que estavam “nadando” no chorume...rsrsrs..além é claro, de curtir aquele cheirinho de beira de rio que exala quando se abre a composteira.Fico nostálgica, saudades de minha terra natal, de minha infância vivida à beira do rio.
=)

A minha composteira é habitada por minhocas vermelhas da Califórnia, ou Eisenia fetida, ela são o principal agente compostor da minha fábrica de recurso.
Sim! Eu fabrico RECURSOS, afinal de contas, depois de um tempo meu composto se transforma em uma terra boa, saudável e fértil. Mas o mérito sem dúvida é das minhas lindezas, as Californianias.
Essa espécie de minhocas são frequentemente usadas na decomposição de resíduos orgânicos porque: resistem a elevados teores de humidade e variações de temperatura; come muito e transforma em composto(húmus) mais de 60% do que come; além disso vive bastante(cerca de 16 anos) e se reproduz muiiito...1500 por ano....uma loucuraaa lindaa..hehehe
Me deixa muito feliz estar em contato, observar seu movimento, seu lindo trabalho, sua dinâmica e sua perfeição, afinal de contas ela transforma algo que chamamos de lixo em vida que gera mais vida....e vida em abundância! (não existe terra mais fértil e produtiva que uma terra adubada com húmus de minhoca).
E não, eu não tenho nojo de pegar, de enfiar a mão no composto atrás das minhas minhoquinhas, afinal elas são super limpinhas e muitooooo sedutoras!(olhe como elas me seduzem nas fotos..rsrsrs)



Assim como tudo que tem vida, a composteira também necessita de cuidados e muito carinho. Sempre que alguém me diz que nunca consegue ter uma experiência de sucesso na implantação de composteria caseira, na maioria das vezes eu mato a charada de cara...FALTA DE CUIDADO E ATENÇÃO!
É necessário sempre muita observação, uma composteira saudável não cheira mal, não atrai bichos e insetos, mas para isso é necessário observar suas atitudes em relação a sua alimentação, consumo e principalmente com a quantidade e o tipo de resíduos que estão sendo depositados na composteira, o que por sua vez nos obriga a observar o nosso próprio consumo e nos questionar sobre por exemplo:
Como anda minha alimentação? Qual o grau de diversidade de legumes, frutas e leguminosas no meu dia-a-dia?
Depois de quase um ano de implantação da composteira na minha casa, percebo nitidamente que observar o que vai na composteira, é uma extensão daquilo que está “indo’ para dentro do lugar mais importante da minha vida, meu corpo!

E você, tem se observado ultimamente?

Cuidar de nós mesmo, é cuidar um pouco da natureza, afinal somos parte dela!

Muitaaa luz e uma semana cheia de brilho

Fran

quinta-feira, 24 de junho de 2010

I'M BACK!!

Depois de alguns puxões de orelha (própria e de pessoas queridas)
Cá estou eu again de volta no caminho certo
=)

Apesar de não ter postado nada aqui desde o teste de seleção passado, nem mesmo ter concluído minha tarefa planejada, não estava fora dos meus planos não concluí-la, porque na verdade a ideia de reavivar as paredes da ONG, contagiou todas as pessoas que trabalham, convivem e são voluntárias de lá. Até mesmo os amigos se ofereceram para ajudar no dia de multirão da pintura.

Num geral, o processo está bem legal.

Primeiro fizemos um mapa verde da sede. Mapa verde é uma metodologia criada por um instituição norte americana para mapeamento de áreas diversas, atráves da inclusão de ícones que ajudam a localização de "preciosidade" de um local.
Essa metodologia está fazendo parte do trabalho que estamos executando neste momento na ONG, que é a formação de professores para juntos mapearmos a bacia hidrográfica da baixada santista, quem quiser saber mais sobre o projeto, que se chama Rio do Nosso Bairro, pode acessar o site clicando aqui.

Agora estamos na fase de preparação da tintas, escolha da cores e desenhos e o mais difícil de todas, decisão do dia que será o multirão (conciliar a agenda de todos os envolvidos é um desafio, ams creio que chegaremos em uma data feliz, espero!)

Há!....as tintas são todas feitas atráves de conceitos bioecológicos, conhecimento que adquiri em um curso de bioconstrução(inclusive postei a experiência e post anterior, é só checar aqui no blog)

Bom, acho que por hora é isso....
Em breve postarei fotos do mapa verde e do preparo da tintas...
Vamos que vamos!

iuuupiiiiiiiiiiiii


Beijos de um retorno feliz

Fran
=;)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Re-Amanhecer Sempre!

O inverno chegou e quem me avisou foi a lindeza que encanta meu pequenino jardim.
A Srta. Capuchinha.
Domingo, manhã bonita, ensolarada..estou eu tomando meu café da manhã, me embelezando com a vista do mar, e de repente me dou conta de um pontinho vermelho em meio as inúmeras folhas verdes.


SIM!SIM!SIM! é elaa...a primeira florzinha brotou e floresceu
BINGO!...EM CHEIO, NA HORA!...dia 20.06.2010 as 9:40 começava o inverno..e que belo será essa estação que para muitos é símbolo de tristeza...mas não para os amantes da natureza que sabem apreciar tudo que a natureza traz e faz pelo planeta....

Mamãe Gaia não erra NUNCA...nunquinha!

E como a minha Capuchinha refloresceu....cá estou eu para reflorescer, retornar para meu caminho de guerreira, e agora é para valer!


I’m Back guys!
=)


Re-amanhecendo[mente]...


Fran



....