domingo, 27 de junho de 2010

Diário de uma Composteira

Compartilhando...

Hoje foi dia de manejar a composteira e aproveitar para dar um hellozinho para minha linda trabalhadoras, as minhocas!
Verifiquei a temperatura, esvaziei o compartimento do chorume, revirei um pouco o composto, resgatei algumas minhoca “rebeldes” que estavam “nadando” no chorume...rsrsrs..além é claro, de curtir aquele cheirinho de beira de rio que exala quando se abre a composteira.Fico nostálgica, saudades de minha terra natal, de minha infância vivida à beira do rio.
=)

A minha composteira é habitada por minhocas vermelhas da Califórnia, ou Eisenia fetida, ela são o principal agente compostor da minha fábrica de recurso.
Sim! Eu fabrico RECURSOS, afinal de contas, depois de um tempo meu composto se transforma em uma terra boa, saudável e fértil. Mas o mérito sem dúvida é das minhas lindezas, as Californianias.
Essa espécie de minhocas são frequentemente usadas na decomposição de resíduos orgânicos porque: resistem a elevados teores de humidade e variações de temperatura; come muito e transforma em composto(húmus) mais de 60% do que come; além disso vive bastante(cerca de 16 anos) e se reproduz muiiito...1500 por ano....uma loucuraaa lindaa..hehehe
Me deixa muito feliz estar em contato, observar seu movimento, seu lindo trabalho, sua dinâmica e sua perfeição, afinal de contas ela transforma algo que chamamos de lixo em vida que gera mais vida....e vida em abundância! (não existe terra mais fértil e produtiva que uma terra adubada com húmus de minhoca).
E não, eu não tenho nojo de pegar, de enfiar a mão no composto atrás das minhas minhoquinhas, afinal elas são super limpinhas e muitooooo sedutoras!(olhe como elas me seduzem nas fotos..rsrsrs)



Assim como tudo que tem vida, a composteira também necessita de cuidados e muito carinho. Sempre que alguém me diz que nunca consegue ter uma experiência de sucesso na implantação de composteria caseira, na maioria das vezes eu mato a charada de cara...FALTA DE CUIDADO E ATENÇÃO!
É necessário sempre muita observação, uma composteira saudável não cheira mal, não atrai bichos e insetos, mas para isso é necessário observar suas atitudes em relação a sua alimentação, consumo e principalmente com a quantidade e o tipo de resíduos que estão sendo depositados na composteira, o que por sua vez nos obriga a observar o nosso próprio consumo e nos questionar sobre por exemplo:
Como anda minha alimentação? Qual o grau de diversidade de legumes, frutas e leguminosas no meu dia-a-dia?
Depois de quase um ano de implantação da composteira na minha casa, percebo nitidamente que observar o que vai na composteira, é uma extensão daquilo que está “indo’ para dentro do lugar mais importante da minha vida, meu corpo!

E você, tem se observado ultimamente?

Cuidar de nós mesmo, é cuidar um pouco da natureza, afinal somos parte dela!

Muitaaa luz e uma semana cheia de brilho

Fran

Um comentário:

  1. Lembrei lendo o diário aqui do feedback , ou para voltarmos ao tema em específico, devolver a natureza aquilo com o que ela nos presenteia de melhor "saúde".
    E, sim tudo aquilo que conservamos bem, teremos em abundânci ano futuro, fato que, infelizmente, é tema recorrente e cada vez mais preocupante.
    E você, tem se observado ultimamente?
    Parei para me indagar também, e a única resposta que passou pela minha cabeça foi a de que preocupamos o corpo mas não saramos a alma.


    Bjo, amiga, ta showwww o blog, nessas férias quero comentar e ler com mais assiduidade essa riqueza de material que aqui numa rápida olhadela observei.


    Se cuidaaaa.


    Loviuuu³³³³

    ResponderExcluir