segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tarefa 04--> EU NÃO ESTOU SOZINHA

Depois de observar, poetizar, conversar, sentir, vivenciar o que eu poderia mudar na comum-unidade da qual faço parte, cheguei a ideia que publiquei anteriormente na tarefa 03 ( ou plano de ação).

Porém, desde então muitas coisas aconteceram....


Muitas ideias surgiram, dentre elas de fazer um mapa verde da sede da ONG que eu pretendia “re-colorir” de vida e cores. A sugestão de fazer um Mapa Verde veio porque no momento estamos desenvolvendo, usando, criando, aprimorando está metodologia de mapeamento de potenciais dentro de um espaço como a escola, por exemplo. Se quiser saber mais sobre essa metodologia desenvolvida nos EUA, clique aqui.
A função básica do nosso mapa verde era de identificar possíveis potenciais de melhorias da estrutura da nossa sede, uma forma de visualizar o que tínhamos e como poderíamos mudar (ou o que mudar).

Com o nosso mapa verde em mãos, passamos a fase de conversas, para saber de cada qual, ou quais cores pintar os muros. Confesso que foi a parte mais difícil, levou alguns dias entre conversas, opiniões, mudanças...

Em quanto isso eu fui preparando as tintas, buscando pincéis, latões......foi uma fase que demorou umas 2 semanas, mas que valeram a pena, (teve até doação de tintas, que os meninos da ONG conseguiram, muiiito legal)




Acredito que a coisa mais fantástica que aconteceu foi a forma como aos poucos as pessoas envolvidas foram se engajando no plano. Mesmo eu tendo perdido o prazo do caminho do guerreiro (teste de seleção anterior) para cumprir as últimas tarefas que me faltavam, o processo em si não se encerrou.
Aos poucos as pessoas foram se envolvendo e cada um fazendo um pouquinho aqui, outro pouquinho acolá.....e finalmente o término de tudo foi mais lindooo e construtivo do que eu esperava.

Eu sei que isso pode até parecer que estou colocando os ‘bois na frente da carroça”, escrevendo algo parecido com uma avaliação, porém não poderia ser diferente, uma vez que já completei o meu caminho de guerreira.
No entanto quero expressar aqui que isso se deve ao fato de que eu descobri que no principío o caminho era meu, porém no momento que compartilhei esse meu caminho com as pessoas que me cercavam, esse caminho passou a ser “nosso”.

E o “NOSSO” tem um tempo, um jeito, um espaço que não cabe em um calendário determinado. O tempo coletivo anda de forma própria, tem um remelexo orgânico, dinâmico e pouco previsível..ele não tem começo nem fim!



Fico muito feliz de ter esta segunda oportunidade para partilhar com todos como foi esse processo que eu vivenciei que por um lado está atrasado para o teste de seleção anterior do GSA 2011 e por outro já está adiantado para este teste de agora, uma vez que foi completado a 1 semana atrás.
No afã de tentar seguir as datas previstas para esse segundo teste...aguardarei os prazos para lançar aqui as etapas...

AGUARDEM!!!.....Cenas do próximos capítulo:
*As cores escolhidas pelo grupos
*As formações dos GTs (grupos de trabalhos)
*O Grande Dia----Mãos na massa
*As pitadas de surpresas

E muiiito mais

Beijos
Fran

<>

4 comentários:

  1. Oi Francis, como você falou tanto das pessoas e de como elas se envolveram, e como você já está adiantada mesmo... adoraria ouvir depoimentos, ver fotos, saber um pouco mais das pessoas que participaram, como foi para elas, etc. O que vc acha? Beijos,

    Val

    ResponderExcluir
  2. Francis,

    adorei sua experiencia!!!

    Assim como a Val tambem gostaria de ver depoimentos, mais fotos! Que tal?

    Parabens pela sua garra, pela vontade em fazer sonhos se tornarem realidade!

    ResponderExcluir
  3. Val e Simone queridaas!!
    ....já solicitei as pessoas que participam da ação para me enviarem depoimentos.
    Estou aguardando...espero que consiga eles até dia 01.

    Simone,tem bastante fotos no post da tarefa 05, que postei hj(30.07) dê uma olhadinha lá
    ;-)

    beijoooss doces...

    Gratidão pela visita e interação
    =)

    Fran

    ResponderExcluir