quinta-feira, 8 de abril de 2010

TAREFA 02-Parte 01- Reciclagem de recurso orgânico

Introdução da minha tarefa 02.

Ano passado, quando comecei um curso de educação ambiental, foi solicitado a todos os meus colegas que elaboracemos um projeto de uma ação na área de EA na comunidade que pertencemos (algo bem parecido com nossas próximas tarefas).

Bom, eu resolvi fazer uma oficina sobre Permacultura e Compostagem para a EcoGalera (uma moçada de 12 a 16 anos que são aprendizes na ong onde trabalho).

Porém um dilema me abateu.
Como eu poderia me propor a ensinar algo a jovens, convencê-los de que deveriam fazer aquilo em casa, se eu mesma não fazia em minha própria casa??...

Foi assim que corri atrás e adquirir o mais rápido possível uma composteira caseira (daqueles tipo para aptos pequenos), afinal de contas eu deveria ser no minímo um exemplo.

E assim desde o meio do ano passado eu reciclo TODO o meu lixo orgânico. Foi um processo muito gostoso, e ainda é.
Passei a observar meu consumo, e outras coisas interessantes como: as vezes o tomate não "caí" muito legal como composto pq contêm muito agrotóxico, a cebola é uma liliácea muito fibrosaa, muiiito mesmo...por isso ela demora BEEEM mais tempo para se desfazer, ou mehor dizendo, ela dá mais trabalho para a terra transformá-la em humus, em terra adubada,em recurso.

Por essas e outras que eu recomendo..COMPOSTEIRA EM CASA JÁ!
Só a cidade de São Paulo produz por dia 18 toneladas de lixo, sendo que 9 toneladas (50%) é lixo orgânico..já pensou se todo mundo tivesse uma composteira em casa??

Há!....e para quem já "levantou a mãos" para perguntar sobre a composteira, eu já respondo de antemão..
NÃO, NÃO CHEIRA MAL TER UMA COMPOSTERIA EM CASA (uma composteira bem cuidada e feita, não cheira mal de jeitooo nenhum, eu garanto!!), PELO CONTRÁRIO, O CHEIRINHO É DE RIO...Uma deliciiiaaa...eu que fui criada na beira de um rio, AMOOOOOOOOO o cheiro que minha casa ganhou!
=D

Bom, encerro essa primeira parte com o video da oficina que facilitei com a molecada, foi uma experiência emocionante ver elas encantadas com uma visão sobre o "lixo"...Há! e a composteira que construimos juntos está lá na ong a todo vapor!

Beijos e abraços saltitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário