sábado, 10 de abril de 2010

TAREFA 02-Parte 02-MEU "LUXO" & MEU CONSUMO

MEU CONSUMO REFERENTE A UMA SEMANA
(03.04 a 09.04.2010)


Bom, confesso que essa semana foi difícil medir meu consumo, pois como fiquei 4 dias viajando, esses dias não foram contabilizados, mas num geral eu já tenho uma média de consumo, já reciclo todo o meu lixo orgânico e separo o lixo seco tin-tin por tin-tin(o post anterior fala um pouco disso).


Vamos aos fatos de mue consumo.Eu moro sozinha, e passo a maior parte do dia fora de casa, então basicamente eu tomo café da manhã em casa (com bastante frutas) e jantar que geralmente é um lanchinho, com chá e frutas(ás vezes).


Porém, um bom dia para medir meu consumo diário é aos domingos (os sábados quando estou free), pois é um dia que faço todas as refeições e lanchinhos de meio de dia em casa.

Na foto a seguir está o consumo de um dia de domingo, acredito que ele seja até bastante para uma pessoa só, no entanto isso só acontece 4 vezes por mês, e sem contar que ele na verdade se torna recurso, pois vai para minha composteira(fotos a seguir)


um típico dia de domingo (04.40.10)


um típico dia de semana (08.04.10)


minha composteira(sistema de minhocário) a todo vapor








meu pequeno jardim de ervas, que de tempos em tempos recebem o húmus produzido na minha composteira (tem cebolinha, boldo, manjerição, capuchina, alecrim, orégano e etc..algumas não aparecem na foto, ficam do outro lado da sacada =)





cada resíduo é separado, afinal de contas a tampinha(e o anelzinho dela), a logomarca e a garrafa são feitas de plásticos diferentes e devem ser separador(essa separação minuciosa e sistemática já me rendeu o apelido de ecochata..hahaha...mas eu não ligo, o importante a fazer minha parte)






Sempre gostei de guardar minha rolhas de vinhos, dai um dia pensei e PLIN!!...A mais ou menos 7 meses eu comecei a juntar as tampinha das garrafas e ela viraram um lindo arranjo de vaso junto com as rolhas =)




Um declaração (e desabafo pessoal) sobre determinados tipos de produtos.


Bom, a 2anos quando comecei a separar meu lixo de forma sistemática e a observar meu consumo, algumas coisas passaram a me encomodar MUIITOO, mas muiiito mesmo, uma delas é a presença do isopor em minha, em nossas vidas.


O ISOPOR é um material não reciclável e que demoraaaa milhões de anos para se decompor na natureza, e no entanto ele está sendo cada vez mais usada PARA TUDO...é um absurdo.

Hoje em dia eu não gosto e as vezes chego a negar algo só porque vem embalado em isopor.

E ele tem uma força tão grande, hoje em dia se vc reparar o isopor tomou conta dos produtos vendidos nos supermecados, eles são usados para embalar frutas, verduras, carnes, queijos, até pães.....É ATERRORIZADOR!!!....


Por isso aproveito para fazer um apelo a todos vcs, se neguem a comprar coisas embaladas em isopor......algum de nós somos da época em que queijo era embalado em papelão pardo, e ninguém morria por causa disso, muito pelo contrário, é o isopor que irá sufocar nossa mãe Gaia.


Eu sei que é difícil, a prova sou eu mesma, abaixo vcs podem ver a minha malditas "coleção" bandeijinhas de isopor,ela existe a mais de 2 anos (ela pode até parecer pequena, mas imagina elas na natureza, poluindo, obstruindo, sufocando os outros seres viventes desse planeta, é terrivel), porque eu não consigo descartar algo que eu sei que será jogado na natureza de forma imprudente (sim, pq aquilo que não é reciclável vai para os aterros mesmo, e as pessoas não estão nem ai para isso).

Eu estou guardando, quem saber um dia elas irão servir para alguma função mais nobre do que degradar a natureza.


Bom, e para cada isopor, existe outros milhares de materiais não recicláveis como os papéis plásticos(típicos de embalagens de lasanha congeladas, sabão em pó e etc), papéis a base de aluminio(como tanpinha de iorgute, papel de bala, e etc), as famosas tetra parks que são recicláveis, porém o processo é super complicado e a patente de reciclagem pertence a só um fabricante.



Bom, então é isso.....
Se lembrem sempre de observar e parar de comprar isopor e consumir embalagens..
VAMOS A FEIRA!
VAMOS FAZER A XEPA!
VAMOS COOPERAR COM NOSSA MÃE GAIA!
Força e LUz a todos...
;-)
Fran

Um comentário:

  1. Olá, Francis companheira de Rejuma! Sou Cleverton, do CJ-SE. Encontrei esse seu novo blog e decidi escrever pra matar as saudades um pouco. Legal usar esse blog pra refletir e partilhar esses seus conhecimentos e práticas, Eu também quero me policiar, e devagarinho vou sendo provocado a mudar algumas atitudes, às vezes consigo, outras não, mas estou tentando.
    Muito sucesso com os seus blogs. Tudo de bom! AHO pra você!

    ResponderExcluir